Saber um pouco mais sobre o Lince Ibérico


Nome Comum: Lince Ibérico
Espécie: Lynx pardinus
Comprimento: 80-100 cm
Cauda: 12-16cm
Garrote: 40-55 cm
Peso: 8-14 kg
Dentição: 28 dentes
Reprodução: Janeiro-Março
Gestação: 63-74 dias
Nº de crias: 1 a 4, vulgarmente nascem duas
Distribuição: Portugal e Espanha
Habitat: Matagal Mediterrânico
Características mais evidentes: Felídeo de pelagem castanho-amarelada com pintas negras e cauda curta com a ponta preta. Uma característica muito particular é o facto das orelhas possuírem nas extremidades pêlos rígidos em forma de pincel. Outra característica, muito conhecida nestes felídeos, é o facto de possuírem longas patilhas que crescem progressivamente ao longo do tempo. Os seus membros são robustos, sendo os posteriores mais longos, o que lhe confere grande capacidade de impulsão, enquanto que os anteriores são mais curtos e fortes sendo por isso utilizados na captura das presas.
Comportamento: Carnívoro maioritariamente crepuscular e nocturno; pode descolar-se cerca de 7 km por dia; Alimenta-se quase exclusivamente de coelhos-bravos, no entanto, a sua dieta pode ser complementada com roedores, aves e crias de cervídeos.
Estatuto: O lince-ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo e encontra-se classificado como espécie Criticamente em Perigo (CR)
Factores de ameaça: As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos. Aliados a estes factores, também a caça furtiva, o controlo desregrado de predadores que se verifica em várias áreas de caça dos diversos regimes cinegéticos, com recurso a armadilhas não selectivas, bem como a morte por atropelamento, se conjugam para conduzir o lince-ibérico à beira da extinção.
[Caso haja alguma dificuldade não hesite em postar um comentário, pois nós teremos todo o gosto em esclarecê-lo]

Sem comentários:

Destas espécies quais as que são nativas da Ibéria?